Independente do ramo de atividade, qualquer projeto de comunicação nas mídias digitais requer um trabalho de planejamento estratégico. Nesse artigo abordamos três conceitos fundamentais que podem ajudar a nortear esse trabalho – Conceito 5W2H, Conceito Messy Middle e Conceito de Funil de Conteúdo.
5W2H é um acrônimo em inglês que representa as principais perguntas que devem ser respondidas ao elaborar um plano de ação: Who? What? Where? When? Why? How? How Much?
Adaptando o conceito ao marketing digital, podemos estabelecer as seguintes perguntas:
Quem? Investigar os interesses e comportamentos do público-alvo que pode ter o problema que o seu produto/serviço resolve.
O quê? Identificar o problema que o seu produto/serviço resolve e definir o que será comunicado ao público-alvo.
Onde? Analisar a jornada de compra do cliente para definir os canais mais adequados para realizar o funil de vendas.
Quando? Estimar o tempo de engajamento do público para definir o momento e a frequência das publicações, considerando os diferentes níveis de consciência do público.
Por quê? Observar os níveis de consciência do público-alvo para definir o objetivo de cada conteúdo a ser publicado.
Como? Pesquisar as melhores formas de se comunicar com o público-alvo e definir os formatos e as linguagens mais adequadas.
Quanto? Elaborar uma planilha de custos para a realização do projeto ou adequar o projeto à verba disponível.
Messy Middle é um conceito divulgado pelo Google sobre a jornada de compra do cliente. Essa jornada pode ser analisada e compreendida através de 4 estágios:
1. Exposição – Seu público-alvo está exposto a todo tipo de conteúdo e o seu conteúdo precisa chamar a atenção para um problema latente.
2. Exploração – Uma parte do público-alvo se interessa pelo assunto e passa a explorar as causas e as possíveis soluções.
3. Avaliação – Os interessados avaliam se a solução pode realmente resolver o problema e passam a considerar a possibilidade de compra.
4. Experiência – Uma parte dos interessados fica propensa a realizar a compra e uma boa experiência poderá favorecer a tomada de decisão.
A partir da compreensão da jornada de compra, estabeleça o funil de conteúdo com 4 estágios:
1. Descoberta e aprendizado – Conteúdo introdutório para que o público-alvo inicie o processo de conscientização do sobre um problema latente.
2. Reconhecimento do problema – Conteúdo aprofundado que fará o visitante reconhecer a existência do problema e ficar interessado na solução.
3. Consideração da solução – Conteúdo detalhado sobre a sua solução que fará o interessado ficar propenso a comprar.
4. Decisão de compra – Conteúdo persuasivo sobre seu produto/serviço que fará o propenso tomar a decisão de compra.
No infográfico abaixo, temos um exemplo de funil de conteúdo de 3 estágios:
1. Público Frio – Através de tráfego orgânico (posts e SEO) e tráfego pago (anúncios patrocinados) em redes sociais e sites de buscas, chame a atenção para o problema e atraia o usuário para ele acessar um conteúdo introdutório em outro local.
2. Público Morno – Através de tráfego orgânico (posts e SEO) e tráfego pago (anúncios patrocinados) em redes sociais e sites de buscas, convide o usuário para acessar um conteúdo aprofundado em outro local, onde ele poderá saber mais sobre o problema e a solução.
3. Público Quente – Através de tráfego orgânico (posts e SEO) e tráfego pago (anúncios patrocinados) em redes sociais e sites de buscas, faça a oferta do seu produto/serviço e conduza o usuário para o local onde a compra será realizada.